segunda-feira, 7 de março de 2011

. Como faz: Colocando zíper invisível .

Já faz algum tempo que planejo um post sobre zíper invisível no blog, mas minha câmera não ajuda, sabe? Não consigo centralizar os detalhes sem que a foto fique embaçada.

E, como eu percebi que a procura por esse tipo de assunto é grande na blogosfera, encontrei o passo-a-passo num blog americano: Craftiness is not optional, a autora Jess, costuma colocar fotos de suas confecções feitas, geralmente, para suas filhas... Tem fotos lindas e inspiradoras. Vale a pena seguir, principalmente se você tiver filhos, sobrinhos ou crianças por perto!

Vou colocar abaixo a versão em português do post dela com fotos:

Ela diz que antes de tudo, retirou a embalagem, colocou em sua tábua de passar e deslizou o ferro no zíper, com cuidado e rapidez para não derreter os dentinhos.


Após definir a peça da qual o zíper será costurado, sobreponha-o com o avesso no direito do tecido (o avesso do zíper é onde os dentilhos ficam aparentes), fixe com alfinetes e alinhave se achar necessário.


Coloque um calcador apropriado para zíper invisível, geralmente eles são separados por dois modelos: o calcador para máquinas industriais e para as máquinas caseiras. Em alguns pequenos casos o calcador deve ser da própria marca, como é o caso da máquina caseira Janome, se você colocar outro calcador será perda de tempo, ela simplesmente vai fazer sua agulha quebrar. Mas este é o único caso que eu conheço com os calcadores convencionais.
Sempre comece pelo lado esquerdo do zíper, começando pela pontinha (dessa forma, evita que forme aquele papo no final, depois do zíper já colocado).
Encaixe os dentinhos no do vão do calcador, na foto da para ver como fica... e costure, sempre afastando com as mãos os dentinhos da borda do zíper.


Depois, no lado direito, volte a costura de baixo para cima, em direção contrária a do lado esquerdo.


Aí está o zíper com a roupa do avesso 


Sobrou zíper? Dobre com delicadeza e arremate com pontinhos à mão.



 

E o trabalho final da Jess!


Estes são meus calcadores, ambos propriamente da máquina caseira Janome:


Amigas blogueiras/costureiras, se eu estiver errada em alguma palavra, me corrijam!

É isso aí! Espero ter ajudado!
;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Muito bom!!!é de otima ajuda para iniciantes,muito abrigada pelos elogios,fiquei feliz!!!comprei uns moletom diferentes,logo logo vou fazer o post...
    estou amando suas costuras,super jovial!!!


    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Jane, ótimo tutorial, visitei o este blog e realmente é de encher os olhos.

    Abraços

    Eilane

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo esse post!!!!ele é muito útil!!!!!
    sua nova seguidora
    Bjim!!!!

    http://munamo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. oi sou nova por aqui por isso gosto de revirar os blogs de todo mundo adorei o seu tenho uma outra maneira de oregar o siper imvisivem mas o resultado e o mesmo

    ResponderExcluir
  5. Que lindo este vestido, to precisando deste calcador. bjos
    http://becaeyel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. to precisando desse calcador pq a minha é elgin e o calcador dela é diferente pra ziper invisível ele não fica assim tão invisível parabéns Jane

    ResponderExcluir
  7. Olá Jane tudo bem? Adorei o post, bem explicadinho! Eu tenho muita dificuldade em fazer o acabamento do final desse zíper aquela parte de baixo, onde ele para de abrir, sabe? Ficaria muito grata se mostrasse uma maneira fácil dele ficar bonitinho. Obrigada! Bjos.

    ResponderExcluir

A cada comentário, uma flor nasce no deserto! xD