domingo, 24 de abril de 2011

. Como Faz: Cós e elástico numa mesma saia .

Não reparem na estampa, a galera gostou e eu comprei um estoque de dez metros! Quer dizer que, vocês ainda vão ver muito ela por aqui!
Eu usei:
-Tesoura, linha, agulha para máquina, fita métrica... afins.
-Tecido 100% Tricoline de algodão, mas pode ser viscose de algodão!  
-Máquina Caseira, ponto reto e zigue-zague.
-Zíper invisível
-Entretela Alemã

Nível: Fácil

Pra começar, não usei molde! Eu usei apenas as medidas da cintura, quadril e o comprimento desejado.
Cós de 5cm X 83cm de cintura.
1° retângulo frente - 65cm (cintura) X 45cm (comprimento)
2° retângulo frente - 65cm X 35cm
1° retângulo traseiro - 65cm X 50cm
2° retângulo traseiro - 65cm X 40cm

Fiz a bainha de 4 cm em cada uma das partes, mas depois desmanchei as 1ª partes (frente e traseiro) pois vi que seria melhor fazer depois que eu fechasse as laterais.
Obs: Meu retângulo não é certinho, certinho... dei um leve evasê nas barras.


Com as partes traseiras unidas pela cintura, eu dobrei 5cm e passei a costura reta fazendo um "túnel" para que o elástico fosse colocado em seguida.


Cortei o elástico com 40cm, sendo 1,5cm a menos (para arredondar) da metade da cintura da cliente.
Agora vai a pergunta, de que forma vocês colocam o elástico?
Eu faço um pequeno corte na pontinha do elástico e coloco um grampo, assim eu consigo sentir onde o elástico está dentro do "túnel".



Arrematando as pontas para não escapulir!


Passando quatro costuras retas esticando o elástico, isso serve para ele não torcer ou sair do lugar.


Pronto, a parte traseira já estáno esquema!

 Depois de unir o 1° e o 2° retângulo da frente, passar duas costuras em ponto de franzir e costurar o cós entretelado a saia estará assim:


Para o acabamento nas laterais, observe as imagens:





Depois é só Costurar o lado de dentro do cós! O melhor é que ele seja primeiro feito a mão e depois pesponto, assim há mais chances de não sair torto.


É assim...
Simples!
Bom domingo a todos e em breve eu posto fotos da saia pronta na Eugênia.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Legal o pap, bem explicadinho!
    estamos sentindo a falta de seus post!
    bom fds.
    beijão
    aprendizdecostura

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem.
    Obrigada por compartilhar.
    Sucesso e paz.

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!!
    sobre o elástico, tbém aprendi a passar assim......
    minha mãe achou um aparelho de passar elástico no armarinho da cidade onde ela mora. Ainda não tenho, mas vou tentar encontrar!
    bjim!!!

    http://munamo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso,esta bem explicativo vc é show!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Jane, que entretela é essa?
    E o cós da frente mede 5 x 41,5? A metade da cintura...help

    ResponderExcluir
  6. Adorei!

    www.2fstyle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, jane!
    Adorei o site,a explicação sobre a saia está bem clara! sem dúvidas! mas estou procurando um modelo de sia dupla, franzida e forrada com tule, e ainda com um short por baixo. Não tenho a menor idéia de como devo talhar e costurar a saia. É para minha neta, tem 3 aninhos e vai dançar na quadrilha dia 28/06/12, a dança da Ciranda. Poderia me ajudar?
    Agradeceria muito a sua atenção.
    Abraços
    Yara

    ResponderExcluir
  8. É possivel fazer o cós separado da saia ? ou é mais complicado ?

    ResponderExcluir

A cada comentário, uma flor nasce no deserto! xD