quarta-feira, 5 de outubro de 2011

. O que se faz com meio metro de tecido? .

Você encontrou um modelinho supimpa na revista e quer reproduzi-lo, não sabe ao certo a metragem ideal para a peça e quando ela fica pronta percebe que ainda ficou um bom pedaço de tecido sobrando! Isso porque compramos a mais, afinal é muito melhor sobrar que faltar, convenhamos!
 E então, o que fazer com aquele pedaço que, não é grande a ponto de fazer um vestido ou uma saia mais detalhada... mas também não é pequeno a ponto de ignorá-lo!

Isso sempre acontece comigo e acredito que é normal com todas nós costureiras e, quando fiz o vestido embolado, não liguei pro pedaço que havia sobrado, mas o tecido é tão lindo e gostoso que eu também não iria desfaze-lo.

Um ano depois resolvi que era hora de pegar nesses poás de novo e o PAP vocês veêm a seguir:

A modelagem é a mais simples possível, pença ABERTA, golinha canoa e as mangas ficaram com o modelo Japonesa, porque né... não tinha tecido o suficiente para fazer mangas de cava! O viés foi tirado do apeerto, por isso ficou em pedaços, que depois eu emendei e coloquei no acabamento da golinha e ficou muito bom!


Na foto abaixo eu já tinha costurado o recorte das costas, mas para dar um charminho não o fechei até em cima, deixei um tipo de abertura...
Coloquei direito com direito para o fechamento dos ombros e cintura! Faça marcações da cava, porque a manga japonesa confunde onde começa as costuras laterais.


A bainha da manga, foi com a própria margem de costura. Dobrei e passei a costura. Fica bonito com linha de pesponto.
Detalhe, o ponto overlock é da minha Janome (overlock) linda !


A bainha lá em baixo também foi feita bem estreitinha...


Lembram da abertura que deixei nas costas? Poisé, inventei de colocar um botãozinho para o acabamento, daí para a casinha dele eu usei um pedacinho de fita de cetim e costurei entre o viés que faz o acabamento do decote e a abertura... 


Bom, o resultado da "aberturinha" foi este.
Um botãozinho dourado pra dar um charmezinho...


O resultado final eu mostro junto com uma saia que fiz na Tag Criação, ok?

E vocês o que fazem com os nem grandes, nem pequenos retalhos?

PS: Eu usei meio metro de tecido, mas isso não significa que todas conseguirão uma blusinha com meio metro, ok?
Conheço casos em que a cliente que usava 42 levou um metro de tecido para a costureira fazer um vestido, gente, isso não existe! Consulte suas costureiras antes de fazer um modelo e lembre-se: a metragem do tecido varia de acordo com o tamanho da pessoa, modelo da peça e tecido que será usado! Então, não saia brava com sua costureira se ela diz não conseguir fazer o que você quer com o tecido que levou. Dê créditos à ela, pois com certeza, ela tem experiência com isso.

Bons alinhavos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. Fiquei chateada no fim...eu já queria ver pronta...rsrsrrs

    Mais eu espero até o próximo post...

    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://loucadeideias.blogspot.com.br/2013/03/molde-para-blusa-super-facil.html?showComment=1383752595637#c8762356873466062673

      Excluir
  2. Fiz recentemente um colete de renda que ficou muito bonito,com apenas cinquenta centimetros. vou tirar uma foto dele e postá-lo no meu blog.

    ResponderExcluir
  3. Que tecido mais lindo!! Eu sempre tive bastante curiosidade sobre a overlock da Janome, você gosta dela? Recomendaria?

    Adoro seu blog!!

    x

    ResponderExcluir
  4. boa tarde, sou iniciante e estou com duvidas:,o que vc tirou pra fazer a gola canoa, vc prolongou na manga? frente é igual a costas?

    ResponderExcluir
  5. Vc está de parabéns! Suas peças são de muito bom gosto e ótimo acabamento. Gostaria q vc me informasse como faz esse overloque na janome 2008, pois já dei uma olhada e não vi nada parecido nos pontos decorativos. Acabei de comprar minha janome 2008 e estou muito feliz com ela. Um bjo e sucesso sempre! Denise/RJ.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Parabéns pelas maravilhas q vc faz. Voltei a costura incentivada por vc. Comprei minha Janome 2008 e estou apaixonada!!!! Comprei o calcador de overlock e gostaria q vc me ensinasse a usá-lo nela. Ficarei aguardando! Bjos e sucesso!
    Denise/RJ.

    ResponderExcluir
  7. Querida! Amei suas peças!!!!!!!!!!!!!!!! Fiz um curso de corte e costura, mas só sei fazer colchas, cortinas e capas de almofadas e fico muito triste de não saber costurar roupas, tenho uma reta industrial e overloque pois trabalho com decoração há uns 5 anos, mas sou apaixonada por roupas, por isso fiz o curso...e não sei fazer nada, só estrago tecido....

    ResponderExcluir
  8. Querida! Amei suas peças!!!!!!!!!!!!!!!! Fiz um curso de corte e costura, mas só sei fazer colchas, cortinas e capas de almofadas e fico muito triste de não saber costurar roupas, tenho uma reta industrial e overloque pois trabalho com decoração há uns 5 anos, mas sou apaixonada por roupas, por isso fiz o curso...e não sei fazer nada, só estrago tecido....

    ResponderExcluir
  9. Olá Jane. Conheci seu blog hoje através do google. Estava procurando um modelinho para blusa e achei através das fotos da sua blusinha de poá. Eu comprei um tecido quase igual, só que as bolinhas são maiores. Comprei para fazer uns porta trecos só que quando cheguei em casa vi que era um pedação de pano e estou com dó de picar...rsrsrs...Só que sou muito crua nas costuras, principalmente em roupas. O máximo que fiz foi algumas reformas e transformei uma saia em uma blusa porque adorava a estampa do tecido. Quando criança ficava fuçando na máquina da minha e fazia roupinhas para as bonecas. Alguns artesanatos com tecido mais fáceis até que faço... Vou começar a seguir a partir de hoje para aprender mais com você. Beijos... www.analaice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

A cada comentário, uma flor nasce no deserto! xD