sexta-feira, 25 de março de 2011

. Confecção: Saia Evasê Floral.

Gosto muito desses posts gringos que mostram fotos da confecção de uma peça, e por isso vou começar também a incluir esse assunto no blog! Tá certo que depois dessa saia já fiz umas quatro peças novas mas esqueci de fotografá-las ao longo da "maratona". De qualquer forma elas virão também, mas é assunto pra outro post!

Com uma modelagem básica para saias, eu transformei para uma saia evasê primeiramente com a dobra das penças dianteiras e traseiras, assim já abriu uns 7cm, e depois aumentei mais 5cm na barra da lateral para ficar bem evasê.
Na foto: Molde parte frente, Molde parte traseira e o cós com total de 18cm (2cm para a costura na saia e o acabamento interno, mais 16cm, sendo que ficou 8cm de largura) já entretelado com entretela alemã, acho esse tipo de entretela macia por ser de malha. Fica legal em qualquer tecido, desde as malhas até aos fininhos transparentes.

Retirei o molde e passei a costura no recorte traseiro, deixando 15cm em aberto para o zíper invisível.


Fechei as laterais com reta e acabamento na overlock.


Após o assentamento da costura no ferro, ajeitei o cós com alfinetes, juntando direito do tecido do cós com direito do tecido da saia. Se achar necessário,alinhave.


Com a parte externa do cós já costurado na saia, é a hora do zíper... Alfinete, alinhave e faça como nesse post da Jess.


Para arrematar o zíper, é só dobrar o cós e passar a costura bem rente, fica um acabamento bem bonito. Veja a imagem:



No acabamento interno, dobre a margem deixada de 1cm no cós para dentro, ajeite, alfinete e faça o acabamento à mão! Fica muito mais alinhado e perfeitinho do que feito à máquina.


Quase pronto! O cós está excelente, com o zíper invisível passando pela saia e pelo cós, chegando à cintura, para não precisar de colchetes. Cá entre nós, eu não gosto de colchetes.


Agora, por último, a bainha! Deixei uma margem de 3 cm, pois gosto de barra larga, é moderno!
Atenção, em saias rodadas é difícil fazer uma bainha perfeita sem que ela fique torcida! Maaaaas, eu tenho o segredinho para uma bainha sem defeitos!
Minha professora do corte&costura se orgulharia de mim se visse a bainha dessa saia, sério! rs

O segredinho é passar duas costuras com ponto de franzir e puxar levemente para deixar como na foto:


Depois passe a costura na máquina normalmente, ao retirar os fios do franzido você notará que não só a bainha ficou sem franzido no interno, mas como também, a bainha ficou PERFEITA!


Eu usei:
-70cm de Tricoline 100% algodão, estampada.
-tesoura, máquina de costura caseira, linha da cor do fundo do tecido, agulha de mão...
-modelagem básica para saias.
-zíper invisível de 20cm, eu acho.
-entretela alemã.
-conhecimentos básicos de corte&costura
É isso! O segundo post do blog mostrando como se faz uma saia, ou melhor, como eu fiz a minha saia..
Se alguém tiver dicas, posta aí nos comentários! Não se intimide!

Bons alinhavos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 22 de março de 2011

. Criação: Saia Evasê Floral

 
O Outono já chegou, mas as flores continuam! O segredo para deixar a estampa floral mais invernal é comprar essas com o fundo escuro, a da foto tem o fundo preto e combinará facilmente com casacos mais pesados ou cardigans.






Logo mais coloco o passo-a-passo dessa saia, fiquem ligadas!

Bons alinhavos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 21 de março de 2011

. Cliente Satisfeita: Tamiris .

Lembram da Tamiris que apareceu aqui e aqui?
Pois é, hoje ela mostra uma outra versão do Vestido Embabado direto de Maceió, onde ela passou as férias!

Olhem só:


Dessa vez o vestido foi feito com tecido de algodão, um pouco mais fino que o Tricoline... A estampa é formada por bolinhas ovais que juntas viram algo parecido com flores. Essas bolinhas ovais são quase transparentes.


No Vestido Embabado a manga é de babadinho, mas como esse tecido é mais sequinho do que a Viscose, nós achamos melhor colocar lastex pois estava uma manga muito volumosa (eu achei lindo, mas ela é discreta, sabe?). E então ficou assim, tipo manga princesa.


Aqui, uma fotinho da barra, três camadas de babados!

PS: Atenção, ao encomendar um Vestido do modelo Embabado, o modelo será exatamente este, podendo mudar apenas a estampa, que será conversado detalhadamente por e-mail.

Bons alinhavos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...