quarta-feira, 5 de outubro de 2011

. O que se faz com meio metro de tecido? .

Você encontrou um modelinho supimpa na revista e quer reproduzi-lo, não sabe ao certo a metragem ideal para a peça e quando ela fica pronta percebe que ainda ficou um bom pedaço de tecido sobrando! Isso porque compramos a mais, afinal é muito melhor sobrar que faltar, convenhamos!
 E então, o que fazer com aquele pedaço que, não é grande a ponto de fazer um vestido ou uma saia mais detalhada... mas também não é pequeno a ponto de ignorá-lo!

Isso sempre acontece comigo e acredito que é normal com todas nós costureiras e, quando fiz o vestido embolado, não liguei pro pedaço que havia sobrado, mas o tecido é tão lindo e gostoso que eu também não iria desfaze-lo.

Um ano depois resolvi que era hora de pegar nesses poás de novo e o PAP vocês veêm a seguir:

A modelagem é a mais simples possível, pença ABERTA, golinha canoa e as mangas ficaram com o modelo Japonesa, porque né... não tinha tecido o suficiente para fazer mangas de cava! O viés foi tirado do apeerto, por isso ficou em pedaços, que depois eu emendei e coloquei no acabamento da golinha e ficou muito bom!


Na foto abaixo eu já tinha costurado o recorte das costas, mas para dar um charminho não o fechei até em cima, deixei um tipo de abertura...
Coloquei direito com direito para o fechamento dos ombros e cintura! Faça marcações da cava, porque a manga japonesa confunde onde começa as costuras laterais.


A bainha da manga, foi com a própria margem de costura. Dobrei e passei a costura. Fica bonito com linha de pesponto.
Detalhe, o ponto overlock é da minha Janome (overlock) linda !


A bainha lá em baixo também foi feita bem estreitinha...


Lembram da abertura que deixei nas costas? Poisé, inventei de colocar um botãozinho para o acabamento, daí para a casinha dele eu usei um pedacinho de fita de cetim e costurei entre o viés que faz o acabamento do decote e a abertura... 


Bom, o resultado da "aberturinha" foi este.
Um botãozinho dourado pra dar um charmezinho...


O resultado final eu mostro junto com uma saia que fiz na Tag Criação, ok?

E vocês o que fazem com os nem grandes, nem pequenos retalhos?

PS: Eu usei meio metro de tecido, mas isso não significa que todas conseguirão uma blusinha com meio metro, ok?
Conheço casos em que a cliente que usava 42 levou um metro de tecido para a costureira fazer um vestido, gente, isso não existe! Consulte suas costureiras antes de fazer um modelo e lembre-se: a metragem do tecido varia de acordo com o tamanho da pessoa, modelo da peça e tecido que será usado! Então, não saia brava com sua costureira se ela diz não conseguir fazer o que você quer com o tecido que levou. Dê créditos à ela, pois com certeza, ela tem experiência com isso.

Bons alinhavos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 2 de outubro de 2011

. Comprinhas: Novos Tecidos! .

Ainda tenho muito tecido em casa, mas como disse, essa semana comprei mais alguns:

Tá assim, uma coisa linda!
Vem muitas peças novas por aí...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...